Belo Monte inicia testes da segunda turbina de 611 MW

A hidrelétrica Belo Monte (11.233 MW – PA) iniciou nesta terça-feira (28/6) a operação em testes da segunda unidade geradora da casa de força principal, com 611,1 MW de capacidade. A primeira unidade entrou em plena operação no final de abril.

 

A usina já possui quatro turbinas em operação comercial da casa de força complementar, chamada Sítio Pimental, que somam 155,4 MW. A usina possui ao todo 24 turbinas e tem previsão para entrar em operação comercial em 2019. O empreendimento é de propriedade da Norte Energia.

 

A Rio Energy iniciou também os testes das sete unidades geradoras do parque Itarema VIII (21 MW), no município homônimo do Ceará. Os aerogeradores fornecidos pela Acciona estão previstos para entrar em operação comercial em outubro.

 

Com os testes, o complexo do qual o parque faz parte, Itarema (207 MW), entra na reta final. O projeto é o último a entrar em operação dos cinco que compõem a etapa atual do empreendimento. As usinas Itarema IV (21 MW), VI (24 MW), VII (21 MW) e IX (30 MW) estão em regime de testes desde maio.

 

O projeto foi dividido em duas fases de construção, com a primeira iniciada em 2014 e finalizada em abril de 2016, na qual entraram em operação os parques Itarema I (27 MW), II (27 MW), III (15 MW) e V (21 MW).

 

PCH

 

A PCH Fazenda Velha (16,5 MW – GO) iniciou a operação comercial da segunda unidade geradora, de 5,5 MW. A usina possui ao todo três unidades, com a primeira já em operação desde maio.

 

O empreendimento está situado no município de Jataí e é da empresa Energética Fazenda Velha, sociedade composta pela Construtora Villela e Carvalho (26,67%), Luana Administração (26,67%), CCN Construções (26,67%) e Celg-GT (20%).

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *