Paulo Pedrosa será número 2 do Ministério de Minas e Energia

O novo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, escolheu Paulo Pedrosa, que era presidente da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace), para assumir a secretaria-executiva da pasta. A informação foi divulgada pelo governo nesta terça-feira (17).

A Abrace é uma das associações que questiona parte do pagamento dos seus associados à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo do governo que financia ações no setor elétrico, entre elas o subsídio à conta de luz de famílias carentes.

 

Os questionamentos podem levar a um aumento imprevisto na conta de luz em 2016, pois a parte que os grandes consumidores deixariam de pagar teria que ser coberto pelos consumidores. Além disso, afetaria o orçamento de políticas públicas, como o programa Luz para Todos.

No ano passado, a associação conseguiu fazer com que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revisse as regras de cobrança da CDE.

 

Neste ano, a Abrace, que representa cerca de 50 empresas da indústria da transformação, contesta o pagamento de R$ 12,9 bilhões à CDE. Desse total, a entidade acredita que a cobrança de quase a metade, R$ 6 bilhões, é indevida.

Currículo
O Ministério de Minas e Energia esclareceu que Pedrosa deixará a presidência da associação e assumirá o cargo de secretário-executivo. Segundo o ministro, Pedrosa tem "uma visão moderna e excelente capacidade de diálogo com os diversos segmentos do setor energético".

Entre 2001 e 2005, Pedrosa foi diretor da Aneel. Ele também foi conselheiro do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do conselho de competitividade do Plano Brasil Maior e do Conselho das Indústrias Reguladas da Associação Comercial do Rio de Janeiro. No setor privado, foi conselheiro da Equatorial Energia, da Cemar e da Light.

Graduado pela Universidade de Brasília (UnB), Pedrosa tem especialização em turbinas hidráulicas e projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas, além de MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).

 

Fonte: G1

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *