Conselho de consumidores tem norma aprimorada

A Aneel aprovou nesta terça-feira (26/4) novas condições de criação, organização e funcionamento dos conselhos de consumidores nas distribuidoras. Entre as principais mudanças, está a ampliação do mandato dos conselheiros de dois para quatro anos, com início e término coincidentes com o ano civil.

 

Além disso, estão também a definição anual dos recursos financeiros destinados a cada conselho, regras de desembolso financeiro da concessionária para custeio das despesas do conselho e incentivo a ações de capacitação dos membros.

 

O assunto ficou em audiência pública de dezembro de 2015 ao início de março deste ano, com sessão presencial no dia 25/3. Na ocasião, foram apresentadas 25 sugestões para aprimorar a Resolução Normativa 451/2011, agora revista.

 

Os conselhos são formados por dois representantes das principais classes consumidoras, como residencial, industrial, comercial, rural e poder público. Eles são de caráter consultivo e participam das questões ligadas às tarifas e qualidade do fornecimento.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *