Efeito Copa faz carga subir 1,1% em junho

Em junho, a carga de energia verificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) indicou uma variação positiva de 1,1% em relação ao mesmo mês do ano passado, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em boletim preliminar divulgado nesta segunda-feira (30/06).

Segundo O ONS, o desempenho da carga do SIN pode ser explicado pelo comportamento dos Subsistemas, nos dias de jogos da Copa do Mundo, tanto aqueles com participação da Seleção Brasileira, quanto os demais jogos, porém estes últimos com impacto mais sensível nas capitais onde eles se realizaram. Adicionalmente, vale destacar o feriado de Corpus Christi no dia 19/06, que no ano passado ocorreu no mês de maio.

Os resultados obtidos com a carga ajustada mostram que, excluídos os fatores fortuitos, as taxas de crescimento da carga de energia em relação ao mesmo mês do ano anterior são superiores às verificadas para todos os subsistemas, comprovando o impacto dos eventos citados.

O desempenho da carga também está impactado pelo comportamento da indústria. Conforme sinalizado pela sondagem da Indústria da FGV – Fundação Getúlio Vargas e da CNI – Confederação Nacional da Indústria, o setor continuou, durante o mês de junho, não apresentando uma dinâmica de crescimento bem definida.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), divulgado pela FGV, recuou 3,9% entre maio e junho de 2014, ao passar de 90,7 para 87,2 pontos, atingindo o menor nível desde maio de 2009 (86,4 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) diminuiu de 84,3% para 83,5% entre maio e junho, atingindo o menor patamar desde novembro de 2011 (83,3%). A queda de 0,8 ponto percentual (p.p.) na margem foi a maior desde janeiro de 2009 (-1,6 p.p.) e parece refletir a combinação de demanda enfraquecida e feriados pontuais relacionados à Copa do Mundo.

Fonte: JornalEnergia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *