Conta de luz ficará bem mais cara no RS

Os consumidores de energia elétrica da região norte-nordeste do estado do Rio Grande do Sul, atendidos pela Rio Grande Energia (RGE), terão uma elevação considerável na conta a partir de 19 de junho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (17/06) o índice de reajuste tarifário da concessionária, fixado em 21,82%.

O impacto a ser percebido para as mais de 1,4 milhão de unidades consumidoras atendidas pela concessionária, porém, será ainda maior. Segundo a Aneel, o efeito médio na conta dos consumidores de alta tensão (ex. indústria) será de 22,34%, enquanto a conta dos consumidores residenciais ficará 23,06% mais cara.

As tarifas da distribuidora foram impactadas, principalmente,pelo custo de compra de energia para revenda, que ficou 67% mais cara no período. A concessionária ficou exposta ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) e também teve seu mix de contratos elevados com a compra feita no leilão A-0 neste ano.

Para o reajuste da tarifa são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, o valor da transmissão dessa energia e os encargos setoriais. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão.

A aplicação do reajuste anual está prevista nos contratos de concessão assinados entre a distribuidora e o Governo Federal, por meio da Aneel.

Fonte: JornaldaEnergia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *