Chuvas não melhoram nível de reservatórios nas regiões regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

As fortes chuvas no Sul, que elevaram o nível dos reservatórios das usinas da região de 57,1%, em 1º de junho, para 79,14%, no dia 9, não melhoram a situação das regiões Sudeste e Centro-Oeste (SE/CO) e Nordeste (NE), onde os volumes permanecem em queda.

A região Sul tem poucas usinas, o que inviabiliza a transferência de um volume maior de energia para outras regiões. Especialistas preveem que o nível destes reservatórios pode cair para algo entre 15% a 20% em setembro ou outubro, se não chover muito nos próximos meses nas cabeceiras dos rios que alimentam as principais usinas dessas regiões. Alguns temem que chegue até a zero este ano.

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no dia 9, o nível dos reservatórios das regiões SE/CO estava em 37,18%, um pouco menor que os 37,4% do dia 1º e o mais baixo patamar desde março, quando atingiu 36,26%. Na Região Nordeste, o nível está em 39,41%, contra 40,7% do dia 1º de junho. É a menor taxa desde dezembro, quando foi a 22,81%.

O presidente da Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável (Abides), Everton de Carvalho, fez simulações e concluiu que no pior cenário, os reservatórios das Regiões Sudeste e Centro-Oeste podem chegar a zero em setembro. O executivo partiu do pico a que chegaram os reservatórios em 2012, de 60%, em abril, quando acabou o período das chuvas.

Para Carvalho, um outro cenário, que leva em conta a depreciação dos reservatórios no ano passado, aponta que os volumes cairão a zero em dezembro.

“Só um milagre, com muitas chuvas, para não chegarmos em setembro ou em dezembro com os reservatórios a zero”, destacou Carvalho.

O diretor da Enecel Energia, Raimundo Batista, concorda que o cenário é preocupante.

“Os reservatórios continuam em queda, e e o período seco será um dos mais agudos da histórica. Todas as luzes estão vermelhas”, disse Batista.

Para Mikio Kawai, diretor da Safira Energia, se não chover muito, o país chegará ao fim do período seco, em novembro, com níveis em torno de 20% para algumas hidrelétricas.

“A partir de setembro e outubro, se não chover muito, os reservatórios estarão mais críticos, e será preciso fazer um ajuste para o curto prazo. Já para 2015 fica difícil prever.”

Números

79,14% na região Sul

Após as fortes chuvas, o nível dos reservatórios subiu. No começo do mês, o percentual era de 57,1%. Com poucas usinas, aumento não permite transferência de um volume maior de energia para outras regiões

37,18% NO SE/CO

Nível dos reservatórios das duas regiões permanece em queda. No começo do mês, o percentual era de 37,4%

Fonte: www.diariodepernambuco.com.br

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *