Consumo recua 4,2% na prévia de janeiro

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 16 de janeiro indicam redução de 4,2% no consumo e de 3,3% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2017. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional alcançou 60.278 MW médios nas duas primeiras semanas de janeiro, montante 4,2% inferior quando comparado ao consumo no mesmo período de 2017, que foi de 62.911 MW médios. O principal fator para a redução no consumo é a queda nas temperaturas quando comparadas ao mesmo período do ano passado.

No Ambiente de Contratação Regulado, no qual os consumidores são atendidos pelas distribuidoras, o consumo caiu de 46.425 MW médios para 43.169 MW médios, uma queda de 7%, índice que incorpora a migração de consumidores para o mercado livre. Sem esse efeito na análise, a queda no consumo de energia seria de 5%. Já o consumo no Ambiente de Contratação Livre registrou incremento de 3,8%, número que considera o impacto das novas cargas vindas do ACR.  Ao desconsiderar esse movimento na análise, o ACL teria retração de 1,6% no consumo.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de veículos, com alta de 8,8%; têxtil, que subiu 8,7% e de extração de minerais metálicos, com  alta de 3,4% registram aumento no consumo, mesmo sem o impacto da migração na análise. Neste mesmo cenário sem migração, os maiores índices de retração pertencem aos segmentos de comércio, com queda de 10,9%, transporte, com recuo de 9,2% e de serviços, em baixa de 7,2%.

Já a geração de energia no Sistema somou 63.479 MW médios no período, queda de 3,3%. A produção das usinas térmicas subiu 7,4% e as eólicas geraram 17,9% a mais no período. As usinas hidráulicas, incluindo as Pequenas Centrais Hidrelétricas, apresentaram queda de 7,1% na energia produzida em 2018. O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa da produção das usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia, em janeiro, equivalente a 108,6% de suas garantias físicas, ou 50.281 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual é de 92,2%.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *