Consumo nacional de energia sobe 1% em novembro

O consumo nacional de energia elétrica em novembro alcançou 61.267 MW médios, aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em boletim divulgado nesta quinta-feira, 7 de dezembro.

No mercado regulado houve queda de 2,7% no consumo, número que considera a migração de consumidores para o mercado livre. Quando esse movimento não é considerado, o ACR registraria aumento de 0,8%. O consumo no ambiente livre cresceu 11,1%, montante que leva em conta o efeito das novas cargas vindas do ACR. Ao desconsiderar esses novos consumidores na análise, o consumo teria incremento de 2%.

Dentre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, incluindo dados de autoprodutores, varejistas, consumidores livres e especiais, os setores de metalurgia e produtos de metais (+7,4%), veículos (+5,5%) e saneamento (+4,3%) registraram aumento no consumo, mesmo sem o efeito da migração na análise. No mesmo cenário sem migração, os maiores índices de retração pertencem aos segmentos de minerais não-metálicos (-4,4%), madeira papel e celulose (-3,9%) e transporte (-3,1%).

A análise da geração de energia no sistema indica incremento de 0,5% no período com a entrega de 63.233 MW médios. Há registro de aumento na produção de usinas térmicas (+21,3%) e eólicas (+15,1%). Já a produção da fonte hidráulica apresenta queda de 7,8% ao longo de novembro.

O relatório também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) gerem, em novembro, o equivalente a 66,2% de suas garantias físicas, ou 39.197 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual foi de 70,5%.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *