Aneel reajusta taxa de uso do recurso hídrico

A Aneel reajustou nesta terça-feira (14/11) em 2,54% a tarifa atualizada de referência (TAR) para hidrelétricas, que passa a ser de R$ 74,03/MWh, entrando em vigor a partir do próximo dia 1/1 de 2018. A tarifa é aplicada sobre o cálculo da compensação financeira pela utilização de recursos hídricos (CFURH) para geração hidrelétrica.

A TAR é multiplicada pelo montante da energia hidrelétrica efetivamente gerado e é destinada aos estados e municípios cujos recursos hídricos são impactados por aproveitamentos hidrelétricos. O novo valor da tarifa, que vigorará até 31/12 do ano que vem, definirá os recursos que serão pagos pelas geradoras à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios como compensação pelo alagamento de áreas destinadas às hidrelétricas.

A agência reguladora fixou também o preço médio da energia hidráulica (PMEH), que ficou definido em R$ 123,19/MWh, com vigência também a partir do próximo dia 1º/1.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Brasil Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *