CCEE, ONS e EPE publicam Projeções de Demanda de Energia Elétrica

| Imagem: Unsplash

O documento, elaborado pelas três instituições do setor, atualiza as previsões do mercado, da carga de energia e de demanda apresentadas na 1ª Revisão Quadrimestral das projeções do consumo e da carga do Sistema Interligado Nacional 2017-2021, publicada em maio deste ano.

Na atual edição, as novas previsões apontam para certa estabilidade no nível de consumo de eletricidade no SIN, com um pequeno crescimento de 0,8%, no ano de 2017, quando comparado ao ano anterior. A nova previsão é inferior a apontada na primeira revisão, em maio, que projetava aumento de 2% para 2017, em relação a 2016. A análise leva em consideração o contexto político-econômico e a atualização do cenário e indicadores de crescimento econômico para o ano de 2017, auferidos entre maio e agosto (base de análise da nota técnica).

Em relação à carga, a previsão para 2017 aponta recuo 758 MWmédios (1,1%) abaixo da 1ª Revisão Quadrimestral. O dado considera a demanda interna enfraquecida, além do desempenho da indústria abaixo do esperado, ainda que se observe uma redução da taxa de juros, possibilitada pelo processo.

A expectativa para o ano de 2017 é de que a carga de energia elétrica no SIN deverá totalizar 66.376 MW médios, representando crescimento de 2,7% em relação a 2016. Pela nova previsão, a carga total de energia elétrica no SIN em 2017 será 288 MW médios superior à projeção anterior do Planejamento Anual da Operação Energética 2017-2021.

(confira na íntegra).

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: CCEE.