Campanha televisiva da ABRAPCH vai ao ar nesta segunda-feira (24).

Segundo Ivo Pugnaloni, presidente da ABRAPCH, a campanha visa esclarecer principalmente a população que existe quase uma Itaipu inteira que não está sendo construída por erros de órgãos do governo como a EPE e ANEEL.

O presidente da Associação enfatizou: “As pessoas precisam saber que existe sim saída para o apagão com hidrelétricas de pequeno porte, que tem inundação inferior a 15 campos de futebol. As pessoas precisam saber que este tipo de usina não causa danos ambientais significativos. Na verdade, as PCHs criam à sua volta áreas de preservação permanentes que são recuperadas com espécies vegetais e animais da própria região. Isto evita a erosão, o assoreamento dos rios dos reservatórios, além de cumprir uma importante missão na contenção de enchentes”.

A campanha deverá aproveitar a realização da copa do mundo para lembrar como a energia elétrica é importante, nos hospitais, nos sinais de trânsito, nos elevadores, nas escadas rolantes, nos metrôs e na iluminação pública. Tudo isso, segundo Ivo, pode se constituir em perigo apenas pela má gerência de um setor. “Outro ponto da campanha será seu baixo custo. Toda ela será realizada aproveitando condições especiais de veiculação e também de produção das peças publicitárias, dando oportunidade à pequenas empresas do ramo da comunicação”, afirmou.

A falta de informação da população sobre o setor energético é um dos fatores críticos dos problemas que estão ocorrendo atualmente no Brasil em termos de energia. “O que está acontecendo no setor elétrico? Como a população não sabe sobre o setor, as autoridades podem fazer praticamente o que quiserem. Precisamos alertar a população, para que ela saiba como funciona este setor. Nossa proposta para tal, é a realização de uma conferência nacional de energia elétrica a cada 2 anos, tal como acontece nas áreas da saúde, educação, terceira idade, entre outras, desde 1941”, afirmou Ivo.

Faz mais de 70 anos que são realizadas conferências nacionais de saúde no Brasil, patrocinadas pelo governo pelo governo federal, realizadas a nível municipal, estadual e depois nacional. “Somente no ano de 2013, foram realizadas 21 conferências nacionais promovidas pelo governo sobre todos os temas mais importantes da vida nacional, exceto energia. Sobre energia, nenhum governo fala, nem quer falar. Seja um governo de esquerda, direita, com presidente homem, mulher, ninguém quando está no governo quer falar sobre energia. Isso precisa acabar”, destacou o presidente da associação

Segundo Ivo, é preciso democratizar o conhecimento sobre o setor elétrico se quisermos que as autoridades tenham um bom desempenho, uma gestão e uma preocupação com o setor energético à altura que ele merece. “É preciso acabar com a caixa preta, com esta história de apenas alguns iluminados e muito entendidos gerindo o setor. A sociedade como um todo: consumidores, geradores, industriais, consumidores residenciais, precisam saber o que se passa no setor elétrico. Enquanto continuar a caixa preta, teremos problemas como os que estão acontecendo agora.”

Veja aqui a relação de canais que a Record News opera no Brasil todo.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *