Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica faz reunião de apresentação

A Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica, constituída por 25 parlamentares e coordenada pelo deputado Bernardo Carli (PSDB), realizou uma reunião interna nesta terça-feira (17), na Assembleia Legislativa do Paraná, para apresentação de seus objetivos e preparatória para outra reunião, mais ampla, que acontecerá na próxima terça-feira (24), às 10 horas, no Plenarinho da Casa, quando será lançada oficialmente.

Com a presença de técnicos e dirigentes da Associação Brasileira de Produtores de Energia Elétrica – ABRAPCH, e da Associação Paranaense de Geradores de Energia Elétrica – APGE – os participantes do encontro discutiram os entraves burocráticos que vêm dificultando o pleno desenvolvimento do setor, os benefícios que as PCHS e as CGHS podem trazer para a economia do Estado e dos municípios onde estão sendo instaladas, além da crescente demanda por energia registrada no país.

Valmor Alves, presidente da ABRAPCH, atribuiu ao desconhecimento sobre o que esses empreendimentos podem representar para a economia e o desenvolvimento sustentável do país a resistência de prefeitos, ambientalistas e órgãos responsáveis pelo licenciamento para a construção de pequenas usinas hidrelétricas. Ele acredita que um diálogo aberto e técnico, reunindo todos os segmentos envolvidos, inclusive o Ministério Público, pode mudar esse quadro. E pediu o apoio dos deputados na busca desse diálogo: “É necessário trazer um pouco de luz para essa discussão”, afirmou.

O presidente da APGE, Gustavo Ribas, também apontou dificuldades para obter o licenciamento junto ao Instituto Ambiental do Paraná e lembrou que o Estado já dispõe de decretos tratando do assunto que ainda aguardam regulamentação. O deputado Ribas Carli reforçou que o objetivo da Frente é justamente fortalecer e expandir a produção de energia elétrica no Paraná, além de outras formas de energia a partir de fontes renováveis.

Participaram da reunião, além de Carli, os deputados Paulo Litro (PSDB), Schiavinato (PP), Plauto Miró (DEM), Pedro Lupion (DEM), Hussein Bakri (PSD), Tião Medeiros (PTB), Jonas Guimarães (PSB) e Stephanes Júnior (PSB). A Frente é integrada ainda por Fernando Scanavaca (PDT), Elio Rusch (DEM), Tiago Amaral (PSB), Guto Silva (PSD), Alexandre Curi (PSB), Evandro Júnior (PSDB), Nelson Luersen (PDT), Marcio Nunes (PSD), Felipe Francischini (SD), Marcio Pauliki (PDT), Francisco Bührer (PSDB), André Bueno (PSDB), Luiz Claudio Romanelli (PSB), Maria Victoria (PP), Nelson Justus (DEM) e Cristina Silvestri (PPS).

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: ALEP.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *