CCEE: consumo de energia no SIN cresceu 1,1% entre 1º e 19 de setembro

O consumo de energia elétrica aumentou 1,1% entre os dias 1º e 19 de setembro, frente ao mesmo período do ano passado, enquanto a geração cresceu 0,7% no mesmo intervalo. As apurações constam dos dados preliminares de medição coletados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e trazidas na nova edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico. De acordo com o levantamento, o consumo no Sistema Interligado Nacional em setembro totalizou 59.495 MWmédios, com queda de 2,4% no mercado regulado e alta de 10,6% no mercado livre.

Os ramos da indústria que mais apresentaram incremento no consumo foram os setores de veículos (+7,8%), saneamento (+5,5%) e têxtil (+2,9%). Por outro lado, os maiores índices de retração, nesse mesmo cenário, pertencem aos segmentos de minerais não metálicos (-10,1%), bebidas (-8,8%) e químico (-5%).

Na análise da geração no sistema, a produção na primeira metade de setembro totalizou 61.697 MWmédios, montante 0,7% superior à produção de 2016. O índice é explicado pelo aumento de 22,7% na geração das usinas térmicas e de 28,2% das eólicas. A produção das usinas hidráulicas, incluindo as pequenas centrais hidrelétricas registrou queda de 10,6% no período. A estimativa é que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem, em setembro, o equivalente a 62% de suas garantias físicas, ou 37.371 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, o percentual foi de 68%.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *