PLD segue no teto em todos os submercados

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE informa que o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD para o período entre 7 e 13 de julho segue fixado em R$ 505,18/MWh nos submercados Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. A expectativa de afluências abaixo da média para todo o Sistema Interligado Nacional – SIN é a responsável pela manutenção do preço no valor máximo estabelecido pela Aneel para 2018.

 

Exceto no Sul, onde a previsão de afluências foi revista de 71% para 76% da média histórica, houve redução na expectativa de ENAs no Sistema, com índices em 73% da média no Sudeste, 36% da MLT no Nordeste e em 74% no Norte. Em termos de energia, as afluências esperadas para o mês estão cerca de 300 MWmédios mais baixas, sendo a principal redução no Sudeste (-700 MWmédios).

 

A carga prevista para a próxima semana deve ficar cerca de 100 MWmédios mais alta frente à carga esperada na semana anterior com elevação no Nordeste (+200 MWmédios) e redução no Norte (-100 MWmédios). Nos demais submercados, a carga permanece inalterada.

 

Já os níveis dos reservatórios do SIN estão cerca de 130 MWmédios mais baixos em relação ao esperado, redução concentrada apenas no Sudeste (-800 MWmédios). Os níveis estão mais altos no Sul (+450 MWmédios), Nordeste (+200 MWmédios) e Norte (+20 MWmédios).

 

O fator de ajuste do MRE para julho foi revisto de 61,3% para 60,6%. A previsão de Encargos de Serviços do Sistema – ESS para o período é de R$ 29 milhões, montante referente à restrição operativa.

 

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *