ONS reduz previsão de chuvas para setembro

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou nesta sexta-feira, 15 de setembro, a expectativas de chuvas para as hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional. A previsão para Energia Natural Afluente (ENA) em setembro foi reduzida de 71% para 67% da média histórica no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do Brasil. Com menos água chegando aos reservatórios das hidrelétricas, o ONS continuará lançando mão do despacho de termelétricas para poupar água e garantir o suprimento de energia do país.

Para os demais subsistemas, a ENA esperada é de 33% no Sul, 30% no Nordeste e 55% no Norte, ante uma previsão de 43%, 32% e 50%, respectivamente. As informações constam no relatório do Programa Mensal da Operação (PMO), revisão 3.

Nesta revisão 3 do PMO de setembro, o valor médio semanal do Custo Marginal de Operação (CMO) dos subsistemas do SIN passou de R$ 599,90/MWh para R$ 672,73/MWh.

Segundo o ONS, o comportamento esperado da carga do SIN para o mês de setembro continua impactado pelo modesto desempenho da economia e pelas incertezas resultantes do atual contexto político e econômico do país. As taxas de variação da carga previstas para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste no mês de setembro, relativamente ao mesmo mês do ano anterior, de, respectivamente, 0,5% e -1,7%, refletem os efeitos dessa conjuntura.

No subsistema Sul a variação esperada da carga, de 5,6%, está influenciada pelo baixo nível da carga observada neste subsistema no mês de setembro de 2016, período que registrou temperaturas bastante amenas para a época do ano. A taxa de crescimento da carga prevista para o subsistema Norte em setembro, é de 2,4%.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Canal Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *