Consumo de energia elétrica sobe 7,8% em fevereiro no país e é o maior desde início da série históri

 

SÃO PAULO – A onda de calor e a seca que afetam o país levaram a geração de energia elétrica no sistema nacional a subir 7,8% em fevereiro na comparação com mesmo mês de 2013. O uso intensivo de aparelhos de refrigeração principalmente no Sul e Sudeste/Centro-Oeste puxou a elevação no consumo. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quarta-feira que a carga de energia em fevereiro somou 69.397 megawatts (MW) médios, sem considerar a carga de Manaus, que foi interligado ao sistema em 9 de julho de 2013. Considerando a integração de Manaus, a carga do sistema no mês passado foi de 70.359 MW médios, um crescimento de 9,3% em relação ao a fevereiro de 2013. Considerando ou não a carga da capital amazonense, o valor é o maior da série histórica, iniciada no ano 2000. 

O cálculo inclui o consumo de residências e empresas e uma pequena parcela de perdas que ocorrem nas linhas de transmissão.

O forte consumo contribui para elevar a necessidade de geração de energia termelétrica do país em momento em que os níveis dos reservatórios das principais regiões levantam preocupações sobre apagões ou racionamento de energia no país neste ano.

Além do maior uso de equipamentos de refrigeração, o ONS atribuiu o forte aumento da carga ao maior número de dias úteis no mês passado, já que em 2013 o carnaval ocorreu em fevereiro. O principal crescimento da carga ocorreu na região Sul, uma alta de 12%, motivado pela continuidade do bom desempenho das atividades econômicas da região, baseado nos resultados da agroindústria e a maior utilização dos aparelhos de refrigeração e ventilação. No Sudeste/Centro Oeste, o crescimento da carga consumida foi de 7,5%, no Nordeste foi de 5,3% e no Norte foi de 4,8%.

O nível das represas no Sudeste está em 35,69% da capacidade, avançando em março. A expectativa é que os reservatórios dessa região cheguem a 41,3% no início de abril. Já no Sul a capacidade está 40,13%, conforme dados do ONS fechados na terça-feira. No Norte, o nível está em 82,73%. No Nordeste, as represas situam-se em 42,07% de armazenamento.

Fontes: OGlobo – 12/03/2014

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *