Abrapch pede abertura de sindicância na Aneel para apurar demora na liberação de projetos

A Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidreloelétricas protocolou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro, na Agência Nacional de Energia Elétrica pedido de sindicância para apurar fatos e eventuais responsabilidades de funcionários da Aneel sobre a demora na análise dos projetos básicos da fonte. A Abrapch quer apuração do que chamou de “baixa produção da Superintendência de Gestão e Estudos Hidroenergéticos”.

Segundo Ivo Pugnaloni, presidente da Abrapch, o objetivo é saber se há ou não condições reais de destrava mais de 600 projetos a espera de análise da Aneel, que somam 7 mil MW de capacidade instalada. “Se forem analisados de 30 a 40 projetos por ano, vamos ter que esperar 22 anos para passar só os que está na Aneel, tirando os que entram todos os anos”, observou o executivo à Agência CanalEnergia.
 
Ele afirma que esses projetos estão concentrados no Centro-Sul do país, por isso, poderiam ajudar a aliviar o sistema de transmissão pela proximidade dos maiores centros de carga. Além de reduzir, as chances de cortes de fornecimento como o ocorrido no início de fevereiro.
 
Pugnaloni lembrou ainda que os projetos parados na Aneel são resultado de investimentos da ordem de R$ 1 bilhão. “Queremos saber se perdermos esses recursos?”, frisou o presidente da associação. A intenção no pedido é que sejam ouvidos dirigentes e funcionários atuais e que não estão mais na superintendência para se identificar o motivo da morosidade na aprovaçaõ dos projetos.
 
“A intenção não é punir. É busca uma mudança de postura e aumentar a produtividade da superintendência”, afirmou Pugnaloni.

Fonte: Canal Energia – 26/02/2014

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *