PCH Capivari: Após mais de 20 anos de espera, obra está em funcionamento

Central hidrelétrica teve suas obras retomadas em 2012 e desde março gera energia à região do Vale.

 

Braço do Norte

Há mais de 20 anos iniciava a história de luta pela concretização da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Capivari, construída em São Martinho, que gera energia aos municípios de Braço do Norte e Rio Fortuna. Com 18 megawatts de potência, a obra está em pleno funcionamento, após ser retomada com a paralisação em 2012.

 

O empreendimento da Cooperativa de Eletrificação de Braço do Norte (Cerbranorte) foi tema de reivindicação de diversas lideranças que passaram pela presidência da cooperativa. “Agora é o momento de sentar com as lideranças e entidades, com nossos associados para criar projetos que venham contemplar a todos. Vamos retribuir da melhor maneira possível a confiança que foi depositada nesta diretoria”, destaca o presidente da Cerbranorte Antonio José da Silva, o Toninho.

 

O vice-presidente Manoel da Silva, o Nelo, destaca a importância da participação do associado nas decisões dos próximos investimentos feitos com os valores obtidos com a geração de energia. “Esse dinheiro não é da diretoria é de mais de 20 mil associados que vão ajudar a decidir onde ele será investido. Nossa parte a gente fez, assumimos e honramos um compromisso. Agora vamos debater todos juntos para fazer com que Braço do Norte e Rio Fortuna usufruam desses recursos da melhor maneira possível”, reforça.

 

A PCH
As obras da PCH Capivari ficaram paralisadas durante anos por falta de recursos. Diante disso, em 2011, a nova diretoria da Cerbranorte buscou parceria com lideranças empresariais como a Urbano que foi parceira no desenvolvimento do projeto. A PCH tem 18 megawatts de potência, com média de produção de energia firme de 9,05 megawatts. Ao longo da construção da usina, 20 programas ambientais foram desenvolvidos. Estes programas fazem parte do Projeto Básico Ambiental (PBA) e tem como objetivo compensar os impactos e potencializar os benefícios decorrentes do empreendimento. Além dos programas, todas as ações de licenciamento ambiental exigidas pela legislação foram executadas. A barragem da usina é uma barragem de enrocamento com núcleo em argila. Ela tem 32 metros de altura. Sua base tem 100 metros de largura e 100 de comprimento, já seu topo tem oito metros de largura e 200 de comprimento. Foram utilizados, aproximadamente, 220 mil metros cúbicos de entulho, entre rocha e argila para a construção da barragem. Algo em torno de 18.334 caminhões de material. O início do alagamento da barragem ocorreu no dia 20 de julho de 2016.

 

Segurança reforçada
De acordo com o engenheiro responsável pela obra Fábio Dick, não há motivos para se preocupar quanto à segurança da obra. Ele informa que há um plano emergencial em caso de catástrofe. A apresentação é exigida pela Lei 12.334/2010 e pela Resolução Normativa 696/2015 antes da finalização da obra. O documento tem, aproximadamente, 500 páginas conforme as exigências.

 

Comitiva visita a PCH
Uma comitiva de Braço do Norte visitou a PCH na última semana. O prefeito Beto Kuerten Marcelino revelou que é a segunda vez que esteve no local. “É uma satisfação, como cidadão e associado, ver a PCH pronta, gerando energia. É um sonho realizado. Parabenizo a todas as administrações que passaram pela Cerbranorte e tocaram esse projeto. Sem dúvida o maior beneficiado será o associado”, comentou. “Já podemos sonhar com projetos sociais. Inclusive, já apresentamos para a Cerbranorte um projeto na área da saúde, que deverá ser apreciado em assembleia”, completou.

 

Fonte: NotiSul.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *