Sobradinho e Xingó operam com vazão de 550 m³ por segundo

As usinas hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (AL/SE) foram autorizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) a operar com os respectivos reservatórios no menor patamar já adotado, com uma vazão de 550 metros cúbicos por segundo (m³/s) de água. Essa redução vale até 30 de novembro e a Chesf, que opera as usinas, poderá também adotar a defluência mínima instantânea de 523 m³/s.

 

Normalmente, o patamar mínimo de vazão adotado pelas usinas é o de 1.300 m³/s. Mas esse nível vem sendo reduzido pela ANA desde 2013, por conta da prolongada seca na região. Antes de adotar o novo patamar, as usinas estavam operando com vazões mínimas de 600 m³/s.

 

O objetivo é preservar a água do Rio São Francisco, onde as usinas estão, devido ao período de seca vivido pela região no entorno do rio. Mas para operar no novo patamar a Chesf ainda deverá receber uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 

As usinas

A hidrelétrica de Sobradinho fica na Bahia, a 748km da foz do rio São Francisco. Além da geração de energia, seu reservatório cumpre o papel de regularização dos recursos hídricos da região, que abrange munícipios como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A hidrelétrica tem potência instalada de 1.050 MW e seu reservatório tem capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos – é o maior da bacia do São Francisco.
 

Localizada entre Alagoas e Sergipe, a hidrelétrica de Xingó tem capacidade de armazenamento de 3,8 bilhões de metros cúbicos em seu reservatório, com potência instalada de 3.162 MW. A hidrelétrica está a 179km da foz do São Francisco, entre os municípios de Piaçabuçu (AL) e Brejo Grande (SE).

 

Fonte: Brasil Energia.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *