ABRAPCH organiza o Encontro “O Futuro das PCHs” – confira o site do evento

Acesse: http://viex-americas.com/cortex/encontropch/

Para os organizadores do Primeiro Encontro Nacional sobre o Futuro das Pequenas Centrais Hidroelétricas esse evento marcará um ponto inflexão na curva descendente da participação desta fonte no mercado.
 
Afinal, no meio de tantas novidades desencorajadoras como a enorme conta de 2,7 bilhões mensais para pagar com termoelétricas, nosso setor tem boas novas para dar à sociedade e à indústria brasileiras, que pagam a mais cara tarifa de energia no mundo.
 
Afinal, nosso setor tem mais de 9.000 MW de projetos de hidroelétricas de baixo impacto ambiental já entregues e com aceite da ANEEL.
 
Fato importante é que quase a totalidade destes locais encontra-se fora da Amazônia legal e a grande maioria, muito próxima dos grandes centros de consumo.
 
Desta enorme quantidade, que equivale a 65% de uma nova Itaipu, nada menos que 2.120 MW hidroelétricos estão prontos para construir, com projetos aprovados e licenciamento ambiental bastante adiantado. Mas faltam contratos, devido a duas causas de responsabilidade exclusiva do governo.
 
O primeiro motivo é a concorrência desleal e predatória do PLD dos anos anteriores, a “energia a preço de uma coca e um cheese-salada”, que precificou o MWh da sobra do sistema a preços de até R$8,00/MWh, inviabilizando as PCHs de concorrerem no mercado livre.
 
O segundo motivo é a falta de isonomia das PCHs com as demais fontes, que ainda as impede de concorrer de igual para igual com as demais, nos leilões para o ambiente regulado.
 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *