Intervenções no preço da energia aumentam custo da conta de luz

Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), entidade que defende a portabilidade da conta de luz para todos os consumidores, alerta que a permissão para intervenções estatais no preço da energia elétrica representam um aumento de 3,5% na tarifa paga pelo setor produtivo brasileiro.

 

Somente em 2016, o impacto na economia com as republicações do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), feitas em razão de erros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), somou R$ 2,5 bilhões para a economia nacional. O estudo da Abraceel, elaborado pelas consultorias Thymos e Tendências, revela ainda um impacto inflacionário de 0,12% com a ingerência estatal no PLD.

 

“Propomos que seja eliminada a republicação do PLD na regulação brasileira”, afirma Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel. A entidade, que apresentou o estudo em audiência pública no dia 29 de junho na Aneel, propõe que sejam aprimorados os procedimentos de rede e de mercado que afetam o preço, bem como incluir um período de verificação de dados antes da publicação. “A economia brasileira não pode suportar mais esse custo”, conclui Medeiros.

 

Fonte: Ambiente Energia.

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *