Ministro participa da Comissão de Infraestrutura no Senado

O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, participou nesta terça-feira (06/06) da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal.  Coelho Filho falou sobre ações para o setor energético-mineral e sobre o fornecimento de gás para usinas térmicas do estado do Amazonas.

 

Na abertura do discurso, ministro afirmou que os projetos contratados nos últimos anos aumentarão a capacidade energética do País. Para 2017, a previsão é que o Brasil tenha mais 5.000 MW instaladas, sendo 61% em energia hidráulica, 25% de energia eólica e 10% em energia solar. Para até 2022 já estão contratados 21mil MW para garantir a oferta de energia e retomada do crescimento econômico.

 

Entre as discursões que vêm sendo acompanhadas pelo governo federal, o ministro destacou a oferta de gás natural destinado ao estado do Amazonas. “Tem uma série de questões que foram apresentadas e que estão sob análise para regularizar essa situação. Tenho certeza que com diálogo acharemos uma solução para esse passivo”, disse.  

 

Na área de geração de energia, Coelho Filho ressaltou o Leilão de Geração dos Sistemas Isolados, realizado em maio para atendimento 55 localidades do interior do Amazonas. O certame teve potência total a ser instalada é de 297 megawatts (MW) e investimento da ordem de R$ 982.4 milhões.

 

Para mineração, o ministro elencou um conjunto de medidas que compõem o Programa de revitalização da indústria mineral brasileira que visam atrair mais investimentos, aumentar a produção mineral no país, como a criação de uma agência nacional de mineração e a extinção da Reserva Nacional de Cobre e Associados (Renca), além da regulamentação do código de mineração.

 

Coelho Filho falou ainda sobre os objetivos que vêm sendo trabalhados pelo governo federal. Entre eles, estão a melhoria do ambiente de investimento; a segurança energética a preços competitivos; e a desburocratização e simplificação dos procedimentos administrativos.

 

 

 

Fonte: MME.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *