Consumo de energia elétrica cai 2,3% em abril

O consumo de energia elétrica em abril registrou queda de 2,3% em relação ao mesmo período do ano passado ao totalizar 39.167 GWh consumidos, segundo dados da Resenha Mensal da EPE. Todas as regiões do país registraram queda na demanda de eletricidade em abril com destaque para o sudeste, com 3,4%, e centro-oeste, com 3,1%. Enquanto o mercado cativo das distribuidoras apresentou redução de 10,2% em abril e de 4,8% em 12 meses, o consumo livre aumentou 21,8% no mês e 15,6% no período de um ano.

 

O consumo residencial, em abril, apresentou a primeira queda no ano ao registrar 4,9% negativos no consumo de energia. Contribuíram para esta marca as temperaturas mais baixas e o ciclo menor de faturamento. Além disso, diferentemente do que se observou em 2016, o efeito do feriado de Páscoa, ocorrido entre os dias de 14 e 16 de abril, pode não ter sido integralmente captado no resultado do mês nas unidades cuja leitura do consumo foi realizada nos primeiros dias do mês. No ano passado, porém, devido a temperaturas elevadas, o consumo residencial teve alta de 8,4%, a maior taxa verificada em 2016 e a segunda no histórico para o mês de abril, o que afeta o comparativo entre os dois períodos.

 

O consumo industrial em abril foi o único a apresentar um crescimento em relação ao mesmo mês do ano passado com alta de 0,7%, totalizando 13.900 GWh consumidos. O resultado leva em conta os dois dias úteis a menos que o mesmo período do ano passado além da greve geral que aconteceu no último dia 28/04. Apesar do resultado positivo, a EPE destaca que o consumo industrial está bem abaixo do maior índice já observado, em 2013. A indústria ainda demonstrou dificuldades em abril. De acordo com o CNI, a produção industrial no mês caiu em maior intensidade em relação a março do que a queda registrada em abril de 2016. A Utilização Média da Capacidade Instalada, publicada pela mesma instituição, continuou praticamente no mesmo nível de abril de 2016, em torno de 63%, ainda baixa em termos históricos.

 

O comércio também apresentou queda no consumo de energia, quando comparado ao mês de abril de 2016, ao registrar variação negativa de 4,7% com 7.685 GWh consumidos. Com dados ajustados conforme o número de dias faturados, a variação situou-se por volta de -3,0%. A queda no consumo foi determinada, de acordo com a EPE, principalmente pelo maior volume de chuvas, além das temperaturas mais amenas nas capitais do que as registradas no mês no ano anterior. As variáveis econômicas relacionadas a emprego, renda e crédito também contribuíram para o resultado no setor.

 

Fonte: Brasil Energia.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *