Defesa do Consumidor aprova ampliação de acesso ao Mercado Livre de Energia

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2987/15, do Senado, que amplia o acesso ao Mercado Livre de Energia, no qual os consumidores podem escolher os fornecedores de energia elétrica e pactuar os preços a serem pagos.

 

O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado César Halum (PRB-TO), que engloba mais seis projetos que tramitavam apensados ao original.

 

O deputado optou por reduzir para 750 kW a carga mínima de energia que habilita o consumidor a comprar diretamente de geradores ou comercializadores. A versão original previa o piso em 1.000 kW. 

 

“O limite mínimo estabelecido na versão original é elevado, o que afasta a aplicação da medida aos consumidores residenciais”, justifica o relator.

 

Hoje, apenas consumidores com carga de 3.000 kW estão habilitados a comprar de fornecedores independentes; os demais compram energia das concessionárias de distribuição.

 

César Halum também sugeriu a adoção do sistema biômio de tarifação para cobrar de forma distinta consumidores comuns e empresas que demandam maior carga energética.

 

Com isso, uma empresa, por exemplo, que necessite de mais carga que uma residência terá um custo adicional pela instalação necessária ao atendimento.

 

Fonte: Câmara dos Deputados.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *