Sul do país deve ter chuvas intensas em junho

O mês de junho deverá ter dois longos períodos chuvosos no estado do Rio Grande do Sul, segundo um estudo climático mensal realizado por um instituto de meteorologia privado a pedido da RGE. O primeiro está previsto para acontecer do dia 4/6 ao dia 8/6. Já o segundo deve acontecer entre os dias 20/6 e 25/6, atingindo as áreas de concessão da RGE e RGE Sul, ambas da CPFL Energia.

 

De acordo com os modelos oceânicos, a probabilidade para os próximos meses é da manutenção de um cenário de neutralidade, o que poderá provocar, pelos próximos dois meses, um volume acentuado de chuva. A RGE informou que está em alerta e com um planejamento de ações emergenciais para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível em caso de temporais.

 

Em paralelo, as hidrelétricas Machadinho e Itá, operadas pela Engie, estão operando na máxima capacidade possível, com comportas abertas devido ao grande volume de chuvas. Itá registrou nesta quarta-feira (31/5), às 15:00 horas, a chegada de 15.869m³/s de água, passando pelas comportas dos vertedouros, na mesma hora, 13.171m³/s. As comportas foram abertas no dia 26/5, de modo preventivo.

 

A usina de Machadinho abriu as comportas do vertedouro foram abertas no dia 27/5, com chegada no reservatório de 6.096m³/s, passava pelas comportas do vertedouro volume de 5.652m³/s.

 

Fonte: Brasil Energia.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *