CCEE: consumo recuou 0,5% no início do mês

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 9 de maio apontam redução de 0,5% no consumo e 0,2% na geração de energia elétrica no país, na comparação com o mesmo período de 2016. As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.

 

O consumo de energia no Sistema Interligado Nacional, nos primeiros nove dias de maio, somou 57.563 MW médios, montante apenas 0,5% inferior ao registrado no ano passado. Houve queda de 5,2% no Ambiente cativo, número influenciado pela migração de consumidores para o mercado livre. Caso o efeito das migrações fosse desconsiderado, haveria aumento de 1,3% no consumo.

 

No Ambiente de Contratação Livre, o consumo cresceu 13,4%. Ao desconsiderar esse movimento dos consumidores, haveria queda de 4% no consumo. Já entre os ramos da indústria avaliados pela CCEE, os maiores índices de aumento no consumo de energia no período pertencem aos segmentos de comércio, com alta de 97,7%, serviços, que cresceu 80,4% e telecomunicações, com alta de 74%. Esses números também foram impactados pela migração dos consumidores para o mercado livre.

 

A geração de energia no Sistema, em maio, somou 60.318 MW médios frente aos 60.416 MW médios produzidos em 2016, o que representa queda de apenas 0,2%. As usinas eólicas incrementaram a produção em 17,6% no período e as térmicas geraram 7,6% a mais do que no ano anterior, impulsionadas pelo aumento na produção das usinas biocombustíveis e a gás. As hidráulicas, incluindo as PCHs apresentaram queda de 3,5% na geração, índice explicado pelo baixo nível de armazenamento dos reservatórios. O InfoMercado Dinâmico também apresenta estimativa de que as usinas hidrelétricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia gerem, em maio, o equivalente a 74,7% de suas garantias físicas, ou 40.292 MW médios em energia elétrica. Para fins de repactuação do risco hidrológico, este percentual foi praticamente o mesmo, ou seja, de 74,6%.

 

Fonte: Canal Energia.

 

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *