Carga do SIN deve crescer 3,6% ao ano até 2021

A demanda por energia no país deve apresentar crescimento de 3,6% ao ano até 2021, significando uma expansão média anual de 2.506 MW médios. Os dados constam da primeira revisão quadrimestral do Planejamento Anual da Operação Energética 2017 – 2021, feito pelo ONS, EPE e CCEE.

Já para este ano, o crescimento previsto é de 2,1% por conta da expectativa de um inicio de retomada da economia. A carga de energia do SIN já registra, no período de janeiro a maio, um crescimento de 2,8% sobre o mesmo período de 2016, considerando os valores verificados de janeiro e fevereiro, um valor parcialmente verificado de março e as previsões do PMO de abril relativas às cargas de abril e maio.

Só o consumo industrial nesse período deve registrar taxa média de crescimento de 3% ao ano, enquanto as classes residencial e comercial devem crescer aproximadamente 3,8% e 3,9%, respectivamente.

Com relação ao PIB, as projeções indicam um crescimento de 0,5% em 2017, mantendo a previsão inicialmente feita pelas instituições, que prevêem ainda uma expansão média do PIB de 2,0% ao ano.

 

Fonte: Brasil Energia

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *