Brasil desperdiça uma Itaipu a cada três anos

Nos últimos três anos o Brasil desperdiçou 143.647 GWh de energia elétrica, um volume 1,4 vezes maior que toda a produção de Itaipu em 2016 e um potencial de economia de R$ 61,71 bilhões, segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

Os dados indicam que a maior parte desse valor, R$ 27,46 bilhões, é oriunda do setor residencial. De acordo  com os dados da associação, o desperdício só não foi maior porque o país entrou em recessão e a produção industrial caiu entre 2015 e 2016. O presidente da Abesco, Alexandre Moana, destaca que, ainda assim, não houve redução no consumo de energia. Segundo cálculos da Abesco, o potencial dede economia seria aproximadamente maior em 5%, mesmo que o país não verificasse recessão em dois anos seguidos, que totalizam retração de 7,4% na atividade econômica.

“Tivemos uma queda bruta na produção interna não houve queda no consumo de energia. Nós somos um país com grande desperdício de energia. A indústria nacional em relação aos outros países apresenta uma diferença: nossas maquinas são mais velhas, nosso motores são mais velhos e desperdício acaba sendo muito maior também”, diz.

O especialista ressalta, também, a importância de um amplo envolvimento do governo para que haja um crescimento sustentável de eficiência energética em todas as esferas consumidoras e do setor elétrico como um todo. 

A Abesco estima ainda que o potencial de economia de energia no ano passado (47,4 mil GW) seria suficiente para abastecer durante um ano inteiro cidades como Águas de Lindóia e Piracaia ou seis meses de consumo de cidades como Presidente Prudente ou Mogi-Mirim – todas no interior paulista.

 

Fonte: Brasil Energia

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *