Contas de luz e gás pesam em orçamento doméstico, diz pesquisa

Contas de consumo, como as de água, gás, telefone e luz, são consideradas as maiores vilãs do orçamento doméstico, segundo pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC. Segundo a empresa de serviços de proteção ao crédito, a fatia de consumidores pesquisados que apontou esse item como a principal causa de orçamento das famílias foi de 37%, 14 pontos percentuais acima da última amostragem, no ano passado.

A pesquisa ocorreu entre os dias 2 e 23 de fevereiro, com 504 consumidores. O item Alimentação ficou em segundo lugar, com 29%, seguido pela rubrica Impostos, Taxas e Contribuições, com 8%. De acordo com a Boa Vista SCPC, as mulheres são as que mais sentem o impacto das contas, uma vez que 40% delas apontaram as contas de consumo como a maior causa de dificuldades com o orçamento, contra 36% dos homens.

No recorte por regiões, o maior impacto ficou no Norte, onde 47% fizeram essa constatação, seguido pelo Centro-Oeste (42%), Sudeste (39%) e Sul (33%). Apenas os consumidores do Nordeste foram os únicos a considerar a alimentação (30%) com peso maior do que as contas de consumo (27%).

As contas de luz pesaram principalmente no orçamento dos consumidores das classes D/E (41%). O impacto foi sentido por 34% dos entrevistados na classe C e por 29% nas A/B.

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *