Flexibilização beneficia 40% dos pontos de medição cadastrados em fevereiro

Após o primeiro mês de vigência da Resolução Normativa ANEEL nº 688/15, que facultou aos consumidores especiais a instalação do medidor de retaguarda para compor o Sistema de Medição para Faturamento – SMF, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE registrou 40% dos novos pontos de medição dentro da regulamentação.

Em fevereiro, foram cadastrados 93 pontos de medição de consumidores especiais de agentes em adesão ou de associados que solicitaram pontos adicionais, por conta de novas unidades de negócio. Deste total, 36 optaram pelo benefício previsto na resolução.

“Os números demonstram o sucesso da flexibilização logo em seu primeiro mês. A tendência é que este número cresça ainda mais. Já contamos com 50 pontos de medição dentro deste critério e ainda estamos no meio de março”, comenta Dalmir Capetta, gerente de Engenharia & Operação da Medição.

Ao longo dos estudos do projeto de flexibilização da medição, uma das principais preocupações da CCEE residia nos aspectos de segurança da considerando a exclusão do segundo medidor. Com os primeiros casos de operação de agentes com um único medidor, esta garantia de confiabilidade dos dados se confirmou. “O sistema foi adaptado e está operando normalmente com os dados destes agentes. Está tudo funcionando como esperado”, finaliza Dalmir.

Fonte: CCEE

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *