Índios retém profissionais da Norte Energia em aldeia

Quatro pessoas foram detidas por indígenas na aldeia Curuatxé, na Terra Indígena Curuaia, enquanto realizavam ações ambientais da hidrelétrica Belo Monte, informou a Norte Energia nesta segunda-feira (14/3).  Na úlrima quinta-feira (10/3), índios impediram a saída de dois fiscais de obra, um agente de segurança do trabalho e um barqueiro da aldeia após monitoramento de ações do Projeto Básico Ambiental – Componente Indígena da usina.

De acordo com a Norte Energia , a aldeia fica localizada a mais de 400 quilômetros das obras da usina e é atendida pelos projetos direcionados a comunidades indígenas do Médio Xingu. A Curuatxé possui cerca de 50 habitantes.

“A Norte Energia já comunicou o fato à Fundação Nacional do Índio (Funai) e à Polícia Federal, e aguarda providências para a rápida liberação dos funcionários e prestadores de serviços sequestrados”.

O projeto básico ambiental reúne projetos voltados para atender cerca de 34 aldeias de povos tradicionais do Médio Xingu, com construção de casas, casas de farinha, escolas e unidades de saúde, dentre outros projetos. A aldeia Curuatxé tem cerca de 50 habitantes. A Norte Energia informou que os funcionários estão sendo bem tratados.

A Funai informou que tomou conhecimento do fato, está mantendo contato com os indígenas solicitando a liberação, acrescentando que não apoia a retenção dos servidores e que aguarda a liberação para a retomada do diálogo.

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *