Conselho da estatal aprova presidente da Copel para Itaipu

O conselho de administração da Eletrobras deu aval para a indicação do nome de Luiz Fernando Vianna para assumir a diretoria­geral da Itaipu Binacional, empresa responsável pela hidrelétrica de Itaipu, na fronteira com o Paraguai. Com longo histórico no setor elétrico, Vianna é atualmente presidente da estatal elétrica paranaense Copel. 

 

Segundo uma fonte com conhecimento direto do assunto, Vianna atende aos requisitos técnicos para assumir o cargo em Itaipu. "O Vianna é um cara de experiência. Não tenho dúvida que esse é um dos melhores nomes para colocar [na diretoria­geral brasileira de Itaipu]". 

 

Vianna substituirá Jorge Samek, executivo ligado ao PT e que está no cargo desde 2003, quando foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

 

No caso de Itaipu, o trâmite previsto é que, após aprovados pelo conselho de administração da Eletrobras, os nomes sejam encaminhados para o Ministério de Minas e Energia. A pasta então prepara um decreto sobre a nomeação e encaminha ao Planalto para a assinatura do presidente da República e publicação no Diário Oficial da União. 

 

O nome de Vianna foi analisado na última sexta-feira pelo conselho administrativo da estatal. Não se sabe se foram apreciados nomes para outras diretorias de Itaipu e a Eletrobras não fez divulgação sobre o assunto naquele dia. 

 

No fim de janeiro, o Planalto havia divulgado uma lista de indicações para as demais diretorias de Itaipu. A repercussão no mercado, no entanto, foi péssima, classificou uma fonte, por terem sido escolhidos nomes de apadrinhados políticos do Paraná. Por esse motivo não se sabe se eles ainda constavam da lista analisada na última sexta­-feira. 

 

Ainda de acordo com a fonte, todos os nomes analisados pelo conselho da Eletrobras passam por amplo processo de análise curricular e de conformidades. Procurada, a estatal confirmou a realização da reunião do conselho, mas não se manifestou sobre o assunto, alegando que a pauta do encontro não era pública. 

 

A diretoria de Itaipu Binacional é composta por 12 pessoas, sendo metade indicada pelo governo brasileiro, por meio da Eletrobras, e a outra pelo governo paraguaio, por meio da Administración Nacional de Electricidad. A divisão é a mesma para a composição do conselho de administração de Itaipu.

 

Fonte: Valor Econômico

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *