ABRAPCH marca presença em Fórum de Energia da Fundação Getúlio Vargas

A Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Firjan e a Rio Negócios promoveu no dia 1º de dezembro o Fórum de Energia – VI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética do Setor Elétrico Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de grandes autoridades das principais empresas como Enel, GE Brasil e órgãos públicos do setor de energia nacional. Estiveram presentes o Diretor Geral da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso, os Diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), André Pepitone da Nóbrega e Reive Barros do Santos e os conselheiros da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Solange David e Ary Ribeiro, além da alta cúpula do setor de petróleo e gás.

 

O evento teve como objetivo debater o planejamento da matriz energética nacional, contando com painéis que abordaram assuntos desde regulação e segurança energética, as demandas e respostas de sustentabilidade na COP21 e COP22, até como a tecnologia e a sociedade influenciarão a demanda de energia do século 21.

 

Durante o evento o presidente da EPE, Luiz Augusto Barroso, destacou em diversos momentos que a vocação do Brasil é hídrica, que o país precisa das hidrelétricas e seus reservatórios e que pretende aumentar esses números. Barroso ressaltou também a importância da geração hidrelétrica na matriz nacional e enfatizou que essa discussão precisa ser levada para a sociedade com o intuito de decidir investir na fonte de geração hidráulica ou buscar novas alternativas.

 

Para o presidente da diretoria executiva da ABRAPCH, Paulo Arbex “O evento foi muito importante para estreitar as expectativas acerca do setor e teve um saldo bastante positivo. Ficamos muito satisfeitos de receber de várias autoridades o reconhecimento da importância das hidrelétricas para o setor energético brasileiro. Nos manifestamos 100% a favor das declarações de que a vocação do nosso país é hídrica.”

 

Arbex ressaltou também, que o governo apoiou a intenção da ABRAPCH de se engajar em uma campanha de comunicação com a sociedade na divulgação dos benefícios e vantagens das hidrelétricas e cobrou das associações que trabalham com hidrelétricas que realizem um trabalho mais engajado neste sentido. “A ABRAPCH já está conclamando seus associados para auxiliar e apoiar a Associação no objetivo de retomar e reestabelecer a verdade acerca das hidrelétricas na matriz nacional. ” Finalizou o presidente da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais de Geração Hidrelétrica.

 

Fonte: Redação ABRAPCH

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *