ABRAPCH participa de mais uma reunião do Fórum das Associações do Setor Elétrico

Na última sexta-feira(02) a Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH) participou da reunião do FASE (Fórum das Associações do Setor Elétrico – fórum de debates que reúne 21 associações do setor) com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) representado pelo Diretor geral, Dr. Luiz Eduardo Barata e o Diretor de planejamento e programação da operação, Dr. Francisco José Arteiro de Oliveira.

 

Participaram da reunião 18 associações, entre as quais a ABIAPE, APINE, ABEEOLICA, ABRAGEL, ABSOLAR, ABRAGTE, ABRAGE e ABRACE, representando a ABRAPCH estavam presentes o presidente da diretoria executiva, Paulo Arbex e o diretor de assuntos institucionais, Ademar Cury.

 

Na reunião o ONS discorreu sobre os seguintes temas:

 

1-      Operação eletro-energética do SIN, com ênfase em GTFOM (energético e elétrico), bacia   do rio São Francisco, perspectivas para o CMO, etc.

2-      Governança dos modelos computacionais: visão do ONS sobre o tema e a forma de participação dos agentes no processo.

3-      Modelos de aversão ao risco: visão do ONS sobre a adoção da alternativa SAR em substituição à CVaR.

4-      Projeto de P&D Estratégico nº 20 – Aprimoramento do Ambiente de Negócios no SEB: Visão e considerações do ONS.

5-      Regaste de itens da reunião anterior

5.1      Participação dos agentes, através de Forças Tarefa e de Grupos  de Trabalho coordenados pelo ONS: reativação do GT2

5.2      Disponibilização de informações do ONS: acesso por não    agentes   e divulgação de dados em formato XML

5.3.      Liquidação centralizada na transmissão

6.         Outros Assuntos.

 

Na pauta foram incluídos outros tópicos de grande interesse das associações, como os resultados conquistados no ano de 2016 na cadeia energética nacional, bem como um plano de ação e um calendário de reuniões para o próximo ano, com intuito de alinhar e melhorar os tópicos negativos apontados durante a reunião. Por sugestão do diretor geral da ONS, serão realizadas duas reuniões anuais entre o FASE e o operador ao fim de cada semestre, e se necessário serão realizadas reuniões extraordinárias.

 

Para o presidente da ABRAPCH, Paulo Arbex, a reunião teve um saldo bastante positivo: “é de extrema importância que as associações realizem que, em uns 50% de suas demandas, há consenso e que nos 50% aonde houverem posições antagônicas, é necessário encontrar o ponto de menor prejuízo para as partes envolvidas de forma madura e serena. O setor se enfraquece e perde quando as associações se veem como inimigas e não conseguem resolver pelo diálogo os problemas”.

 

O Fórum das Associações do Setor Elétrico FASE foi fundado com o intuito de facilitar o diálogo e melhorar a comunicação entre as diversas associações, além de funcionar como um espaço de debates e entendimento que abrangesse todos os segmentos do setor (geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumidores) para buscar pontos de consenso e melhorias na cadeia energética nacional.

 

Aos associados que tiverem interesse em saber mais sobre estes temas e o teor do que foi discutido, pedimos que nos encaminhe uma solicitação de cópia do resumo da reunião ao Departamento de Comunicação através do email comunicacao@abrapch.org.br

 

Redação ABRAPCH

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *