Banco dos BRICs destinará 60% de recursos para renováveis

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês), conhecido como Banco dos Brics, deve destinar até 60% de novos empréstimos para energias renováveis, de acordo com o presidente da instituição, Kundapur Vaman Kamath.  De acordo com anúncio da instituição, o banco já aprovou, no início deste ano, quase um bilhão de dólares em empréstimos para o primeiro conjunto de projetos, e espera sancionar outro meio bilhão de dólares até o final do ano para projetos em seus cinco países membros – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

"Nosso foco é desenvolvimento e infraestruturas sustentáveis", afirmou Kamath em pronunciamento na última semana. "Para o próximo ano, o financiamento poderá ser pouco mais de US$ 2,5 bilhões", concluiu.

Kamath disse que a rápida queda do custo da energia solar apresenta um risco significativo de mudanças retroativas em projetos já construídos. "O maior risco que eu vejo em energia alternativa é a rápida queda da curva de preços que, por si só, deve ser muito boa para o próximo projeto, mas poderia impor riscos a projetos já financiados e aos que estão em curso”.

 

Fonte: Brasil Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *