Comunidades indígenas terão energia renovável em Roraima e no Amazonas , diz Braga

O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou na última sexta-feira, 4 de março, a instalação de usinas solar e eólica em substituição de parte da geração a diesel em regiões de Roraima e no Amazonas. Durante o lançamento do projeto híbrido na UHE Balbina, onde serão instaladas placas fotovoltaicas sobre flutuadores na lâmina d’água do reservatório da usina, Braga afirmou que vai implantar turbinas eólicas na reserva indígena Raposa Serra do Sol.

“Na Raposa Serra do Sol, em Roraima, nós teremos, dentro das comunidades indígenas, a primeira usina híbrida entre energia eólica e energia térmica. Fazendo com que os ventos dos altos dos montes de Roraima possam ser usados para gerar energia para os índios, barateando de novo o custo do megawatt hora, porque nós vamos gastar menos volume de óleo diesel e equilibrar a conta usando a energia eólica nos montes de Roraima”. Braga explicou que a geração híbrida criará novas possibilidades, seja na geração distribuída, seja em grandes parques geradores da nossa energia de reserva.

No interior da Amazônia, onde o mapa dos ventos não aponta boas perspectivas para geradores eólicos, o caminho será o mix de geração térmica e solar. O ministro explicou que um MWh gerado com óleo diesel no interior do Amazonas custa R$ 1.600,00 e o consumidor paga por ela R$ 434,00.
“Como é que nós vamos mudar essa realidade? Só de uma maneira, adicionando novas tecnologias, e, com inovação tecnológica, baratear o custo da geração de energia. Antigamente, a forma que as pessoas tinham para fazer isso era deixar o povo sem energia. Por que uma das formas de reduzir o custo, é simplesmente não gerar. É simplesmente deixar as pessoas sem energia elétrica”, disse Braga.

Fonte: Canal Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *