Presidente da ABRAPCH é homenageado pelo CREA-PR

Na noite da última segunda-feira (29), O CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná) promoveu no Instituto de Engenharia do Paraná, a entrega dos prêmios de honra ao mérito aos profissionais vinculados ao CREA-PR e indicados pelas Câmaras Especializadas para “Medalha do Mérito” por serviços prestados à engenharia e à agronomia paranaense e inscrição no Livro do Mérito do CREA-PR.

Anualmente o Conselho concede às Câmaras Especializadas a oportunidade de homenagear os profissionais de destaque de sua modalidade, de forma a reconhecer a atuação profissional, ética e responsável, daqueles que ao longo de sua vida laboral, dedicaram-se e dedicam-se, a construção de um mundo melhor, com uma sociedade mais justa e igualitária. Os engenheiros homenageados durante a cerimônia foram: Luiz Mitsuaki Sato, Andrea Sell Duminski, Ivo Pugnaloni, Minheiro Fujimoto, Sérgio Morilla dos Santos, Gregório Busstguin, Carlos Ricardo Soccol, Guilhermino Baeta de Faria, Joel Sponholz, Paulo Roberto de Oliveira e Ricardo Accioly Calderari.

Um dos profissionais condecorados com o Diploma de Mérito do CREA-PR, foi o fundador e Presidente da ABRAPCH, o engenheiro eletricista, Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni. O Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Telecomunicações formado pela Universidade Federal do Paraná, nasceu no Rio de Janeiro e há 47 anos vive no Paraná. Filho de Ivo Libio Henry Pugnaloni e de Maria de Lourdes de Abreu Pugnaloni. Seu pai era engenheiro da Petrobrás, e trabalhou no óleoduto Rio-Belo Horizonte, na construção do escritório da Petrobrás em Brasília e veio para o Paraná trabalhar na construção da Usina Protótipo do Irati em São Mateus do Sul que processa Xisto Betuminoso para extrair óleo e gás. Seu filho, Ivo Augusto de Abreu Pugnaloni foi aluno da antiga Escola Técnica Federal do Paraná e da Universidade Federal do Paraná, onde se formou em 1976 em Engenharia Elétrica na modalidade Sistemas de Potência, e em 1977 em Engenharia de Telecomunicações. Ivo Pugnaloni foi Diretor-Presidente da empresa Copel Distribuição, Diretor de Planejamento da Copel Holding, Secretário Municipal Adjunto de Transportes da Prefeitura Municipal de Curitiba, Diretor de Manutenção da Urbanização Curitiba S/A, Assessor do Presidente do Conselho de Administração da Copel, atuou também durante o Programa de Eletrificação Rural “Clic Rural” da Copel na simplificação de padrões construtivos para a redução de custos dos projetos e para a facilidade de acesso da população rural ao benefício da eletricidade, essa atuação lhe valeu o reconhecimento do ex governador do PR, José Richa, que chamou atenção para o esforço desenvolvido naquela época por Pugnaloni e sua equipe junto com os profissionais da Copel, fez com que os custos médios de uma ligação de energia no estado sofresse uma redução de 42% possibilitando que 140 mil ligações de eletrificação rural fossem feitas ao invés das 88 mil anteriormente previstas.

Ivo Pugnaloni também é fundador da empresa Enercons Consultoria e Energia que atua nas áreas de projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas, eficiência energético, projetos de engenharia e consultoria no Mercado Livre de Energia. Ivo é casado, possui três filhos e cinco netos.

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *