Após leilão fracassado, governo reafirma: quer privatizar Celg em 2016

O Ministério de Minas e Energia anunciou nesta quinta-feira a retomada do processo de privatização da Celg, companhia elétrica de Goiás controlada por União e governo goiano. Segundo nota do MME, ao lado de BNDES e Eletrobras, em reunião hoje reafirmou-se o “compromisso com a realização do leilão de venda da companhia ainda em 2016”.

 

A venda da primeira das distribuidoras ligadas à Eletrobras estava prevista para o dia 19, mas não teve sucesso, porque nenhum interessado se registrou até a data limite para realização do leilão. Na ocasião, o governo afirmou que a venda seria reavaliada.

 

Na nota desta quinta-feira, o MME disse que, em reunião em Brasília hoje entre os envolvidos, foi abordada “a necessidade de reavaliação do ativo e dos riscos associados à venda da empresa, além do atendimento aos trâmites e prazos legais para a adequada condução do processo”.

 

Entre as críticas do mercado ao processo anterior estava a supervalorização dos ativos da Celg que foram colocados à venda, diante da piora do cenário macroeconômico recente. No edital de venda, publicado em maio, o governo fixara em R$ 2,8 bilhões o valor mínimo da Celg. Espera-se, agora, uma redução desse valor.

 

A data do leilão, ainda a ser anunciada, ficará, provavelmente, depois do fim do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, o que, segundo autoridades do governo interino, pode expurgar riscos percebidos pelos potenciais compradores.

 

Fonte: O Globo

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *