Estudo aponta aumento de geração hidráulica no último ano

A Fundação Getúlio Vargas divulgou em seu boletim mensal sobre o setor elétrico, um crescimento significativo na geração de energia por fontes hidráulicas, com destaque para as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) que, no período de um ano, tiveram aumento de 19,64% e 35,63% respectivamente. A pesquisa conclui que a melhora da hidrologia é um dos fatores que influenciam esse desenvolvimento.

 

Em contrapartida, a geração por fontes térmicas convencionais atingiu recorde negativo com uma queda anual de 42,21%. Este índice está relacionado à diminuição da geração das térmicas a gás (-50,42%) e a óleo (-80,86%).

 

 

Em relação à contratação de energia os números continuam positivos. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), o consumo industrial teve aumento anual de 3,67% e mensal de 0,79. E, de acordo com a cartilha da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energias (Abraceel) sobre o mercado livre de energia, lançada no último no mês de julho, mais de 60% da energia consumida pelas indústrias do país é adquirida do ambiente livre, uma vez que nele o consumidor possui poder de escolha, um meio competitivo e previsível -uma vez firmado o contrato- e flexível às negociações.

 

 

De acordo com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, os números são ainda melhores para as fontes primárias incentivadas, pois no primeiro semestre de 2016 o mercado livre recebeu 1.151 novos consumidores e 58% do total entram na categoria de consumidores especiais, representando a parcela que só pode negociar energia de fontes primárias incentivadas (categoria em que PCHs se enquadram).

 

 

A forte tendência de migração para o mercado livre e seus financiamentos serão alguns dos temas abordados no Evento Técnico promovido pela ABRAPCH, em Curitiba. O evento acontece no próximo dia 5, terá início às nove da manhã e reunirá empresários, especialistas, consultores, pesquisadores, professores e interessados no setor para debater e esclarecer as principais dúvidas dos associados e parceiros acerca do atual momento do mercado livre de energia.

 

 

O evento organizado pela ABRAPCH também vai tratar de temas relacionados ao tema SEGURANÇA DE BARRAGENS.

Clique aqui para conferir a programação completa.

Clique aqui para se inscrever.

Outras dúvidas entrar em contato com abrapch@abrapch.org.br

 

Fonte: Redação ABRAPCH

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *