MME vai postergar leilão A-5 para o fim de abril

O Ministério de Minas e Energia informou à Agência CanalEnergia que está tomando as providências para que o leilão A-5 seja realizado no final de abril. A ideia, segundo o MME, é que o certame aconteça após a 1ª etapa do leilão de transmissão, marcado para o dia 13 de abril, “no qual serão licitadas instalações necessárias para escoamento da energia proveniente de usinas candidatas ao A-5/2016″.

Essa é a terceira vez que o certame é adiado. Num primeiro momento, ele foi marcado para 29 de janeiro, e depois adiado para o dia 5 de fevereiro e em seguida para 31 de março. Para acontecer nesta última data, o edital do certame teria que ser votado pela Agência Nacional de Energia Elétrica até a próxima terça-feira, 1º de março, 30 dias antes da licitação. No entanto, o edital não foi colocado na pauta da reunião da agência, como mostrou a Agência CanalEnergia.

A Empresa de Pesquisa Energética cadastrou 1.055 projetos para o leilão, que totalizam 47.618 MW, com destaque para a fonte eólica, responsável por 21.232 MW do total cadastrado. As termelétricas a gás natural ocupam o segundo lugar, com 18.741 MW, seguida das térmicas a carvão, com 3.056 MW, e das térmicas a biomassa, com 3.019. Seis hidrelétricas se inscreveram, somando 529 MW, e 78 PCHs, com 1.019 MW.

Fonte: Canal Energia

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *