Nos dias 28 e 29 de março, Curitiba recebeu no Estação Eventos o 1º Workshop Nacional de CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas) realizado pela ABRAPCH. O evento teve como foco principal o debate técnico e comercial do setor que está em constante evolução no país. Contando com diversas autoridades do setor como o Deputado Federal Pedro Uczai da Frente Parlamentar Mista em Defesa das PCHs e Micro geração, que esteve aberto a perguntas e debates entre os participantes. O Dr. Hélvio Guerra Superintendente da SCG/ANEEL, que demonstrou com exímia clareza durante sua palestra uma comparação entre os munícipios sedes de PCHs e municípios sem PCHs, salientando os benefícios alcançados com as instalações. O Dr. Carlos Mattar, também da ANEEL abordando a geração distribuída como tema central de sua palestra.

 

O evento também contou com personalidades do setor do licenciamento ambiental, Roberto Stanchi Coordenador de licenciamento Ambiental do IPHAN estabeleceu em sua palestra o posicionamento do mesmo sobre o desenvolvimento, ressaltando que o IPHAN não é contra o desenvolvimento, mas que o seu objetivo principal é proteger os patrimônios culturais brasileiros dentre eles os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, ecológico, científico e etc.

 

Além das palestras foram analisados diversos cases de sucesso dentre eles: José Luiz Diretor Técnico da Concretizar explicando todo o processo da CGH COMANDAÍ, Marcello Otte Presidente da Vetorlog sobre a CGH Santa Rosa, Marco Antonio Flessak trazendo os principais pontos da CGH Esperança e Paulo Arbex analisando o desenvolvimento da CGH Sirivera.

 

Além dos citados também fizeram parte do corpo de palestrantes o Dr. Renne Braga do Ministério Público de Santa Catarina, o Diretor de CGHs da ABRAPCH Cleber Leites, Gustavo Cerqueira Analista de Planejamento do MME, o Diretor Presidente do IAP Luiz Tarcísio Mossato, o Dr. Leandro Parizotto abordando os aspectos jurídicos do setor, Tatiana Henn do BRDE, a Gerente de Energia do BNDES Cláudia Noel, Andersson Cardoso Presidente da Acesso Brasil dissertando sobre a importância dos seguros e garantias para as CGHs e PCHs e finalizando o evento o Superintendente de Projetos de Geração da EPE Thiago Barral.

 

Com uma média de 180 empresas de diferentes segmentos do setor, isso permitiu um networking produtivo e lucrativo para ambos os lados entre os participantes, palestrantes e patrocinadores do evento.

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS FOTOS DO EVENTO

 

Fonte: Redação ABRAPCH

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *