O Papel das Hidrelétricas, Gerson Berti

Agosto começou com mais um gasto para os brasileiros. Com o aumento do custo para feração de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mudou a bandeira tarifária para vermelha 1 e, com isso, a conta de luz custará R$ 3 a mais para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Mensalmente, a ANEEL divulga ao mercado a bandeira em vigor para cada região do país, com base em informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As distribuidoras, por sua vez, informam aos consumidores na conta de energia. No ano passado, o Sistema de Bandeiras Tarifárias passou a ser composto por quatro categorias: verde, amarela e dois níveis de bandeira vermelha. Com a escassez das chuvas, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais termelétricas para garantir o suprimento. Como a energia das termelétricas custa mais, a ANEEL autoriza o aumento na conta de luz.

 

Não há outra geração renovável que possa substituir as térmicas apenas a hídrica.

 

Além de serem mais caras, as térmicas são responsáveis por emissões de gás carbônico em maior quantidade portanto são de maior potencial de poluição ambiental. Não há outra geração renovável que possa substituir a geração térmica, apenas a hidrica pode fazer este papel, em parte. Além disso, as amplas campanhas difamatórias midíaticas e a adoção de políticas de incentivos apenas às enegias solar e eólica determinaram essa queda significativa da representatividade da geração hídrica na matriz elétrica brasileira, sendo cada vez mais comum a necessidade de acionamento das bandeiras amarela e vermelha.

Enquanto nossa política energética não estimular a geração hidrica, as águas dos rios vão correr mansas e calmas, diuturnamente, em direção ao mar. É o mesmo que deixar uma torneira aberta dia e noite em nossa casa, em período de estiagem. Ao mesmo tempo, o óleo diesel, o gás, o carvão e a lenha queimam para garantir a iluminação das nossas casas. Essas chaminés térmicas estão longe de nossos olhos: não vemos, não sentimos o cheiro, então pensamos que está tudo bem. Até o dia que chegar a conta, aí reclamamos da distribuidora: a vilã que enxergamos.

 

Associe-se e conheça a Área do Associado, um espaço aonde você tem acesso a artigos, estudos, apresentações, documentos dos principais órgãos do SEB e mais! Não perca tempo e entre em contato!

 

Fonte: Diário Catarinense.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *