Preço de leilão da Celg deve ser revisto pelo governo

O governo deve rever o preço de oferta do leilão de privatização da Celg Distribuidora (Celg D), avaliada hoje em R$ 2,8 bilhões. A informação foi dada ontem pelo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barata, que não contou se o valor será aumentado ou reduzido. As principais companhias interessadas no negócio, porém, já manifestaram ao governo que o valor calculado pela Eletrobras, que possui 51% da empresa, está acima do adequado, tornando o negócio inviável.

 

Provavelmente [o preço] vai ser revisto. Será feita uma reavaliação", afirmou Barata, após participar do lançamento do "Caderno de Energia Nuclear" da FGV, no Rio.

 

Questionado sobre o atraso para a divulgação do edital da licitação, prevista inicialmente para março e depois para abril e que até agora não ocorreu, o secretário explicou que o trâmite tem sido afetado pela situação política do país. Ele disse, porém, que não há possibilidade de não haver o leilão.

 

"Estamos passando por um momento complicado. Todos sabem o que está acontecendo no país. Não há nenhuma restrição [ao leilão]. Mas no momento a grande concentração é na questão politica. É isso que está atrapalhando", disse.

 

Barata também confirmou que a Abengoa, que encontra-se em recuperação judicial, negocia com a State Grid a venda de ativos de transmissão no país, mas não revelou quais são os projetos. Segundo ele, a companhia espanhola informou ao MME que deverá receber uma proposta firme da chinesa até a segunda quinzena de maio.

 

"A informação que nos tem sido passada pela Abengoa é que as conversas com a State Grid estão bem encaminhadas", afirmou.

 

Barata também confirmou que deverá ser indicado pelo governo, e possivelmente eleito, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no lugar de Hermes Chipp, conforme antecipado terça-feira pelo Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

 

"Muito provavelmente meu nome será submetido à assembleia amanhã [hoje]. Tudo indica que eu vou ser indicado e deva ser eleito", disse

 

Fonte: Valor Econômico

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *