BRDE e ABRAPCH realizarão segunda edição do workshop “Linhas de Financiamento e Engenharia para PCHs

O BRDE em parceria com a Associação Brasileira de Fomento as Pequenas Centrais Hidrelétricas (ABRAPCH) com apoio da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (APESC) e do programa “SC Mais Energia” realizará no dia 3 de março, em Florianópolis – SC, o segundo workshop de “Linhas de Financiamento e Engenharia para Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas”. O evento reunirá consultores, investidores e empresários do setor elétrico.

Os principais assuntos que serão abordados pelos palestrantes e profissionais do segmento energético durante o evento são: a situação atual do mercado, preços e tendências, as linhas de financiamento disponíveis para as PCHs e CGHs pelo BRDE e BNDES e análises do processo de financiamento.

Através do evento o BRDE e a ABRAPCH, esperam conseguir esclarecer as principais dúvidas dos empreendedores, apresentando a forma de atuação de ambas as entidades, destacando as exigências e diferenciais que o banco oferece na estruturação das operações de financiamento para projetos de geração de energia hidrelétrica de pequeno porte.

“Mais do que apresentar uma alternativa para viabilizar os investimentos no setor, a parceria da ABRAPCH com o BRDE almeja estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do setor, já que em Santa Catarina existem talvez centenas de pequenas hidrelétricas desativadas, que agora tornam-se novamente viáveis em razão dos altos custos da energia”, afirma Ivo Pugnaloni, Presidente da ABRAPCH e do grupo ENERCONS.

“Assim como os demais setores econômicos passam por momentos delicados, o setor de energia também passa por momentos de incertezas, além disso o setor é impactado fortemente pelo custo de capital porque de um lado está o governo querendo energia barata justamente para que a população tenha energia elétrica de baixo custo, entretanto de outro lado produzir energia é uma atividade de capital alto. O evento fica muito oportuno, pois com a necessidade de entender os sinais na atual situação de mercado e com o leilão A-5 realizado pela ANEEL no próximo dia 31 de março, a expectativa para o sucesso do evento é a melhor possível.” Declara o Vice-Presidente do Conselho de Administração da ABRAPCH, Valmor Alves, quando perguntado sobre a necessidade e oportunidades do evento.

“Mesmo em um cenário em que ainda pairam algumas incertezas quanto à retomada da economia, burocracia de órgãos reguladores e volatilidade do preço da energia, percebemos que o setor está se movimentando para retomar os investimentos.” Completa o Gerente de Planejamento do BRDE e palestrante do workshop, Felipe Castro do Couto.

A segunda edição do workshop acontecerá em Florianópolis, na FIESC (Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi, Florianópolis – SC) das 09:00 às 17:30. Os preços variam para associados e não associados, para se inscrever acesse o site www.abrapch.org.br e para dúvidas ou maiores informações: (41)3088-5444 | evento@abrapch.org.br

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *