Leilão A-3 tem em 7 mil MW habilitados pela EPE

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia, divulgou nesta quarta-feira o número de projetos habilitados para participar do próximo leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com entrega prevista para 2017 (A-3).

São 268 projetos de energia elétrica incluídos nos certame que acontece no dia 6 de junho. Os empreendimentos somam capacidade instalada de 7.010 megawatts (MW), sendo 6.159 MW em projetos para energia eólica.

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) também estarão presentes no leilão, com 14 projetos, além de cinco usinas termelétricas a biomassa e uma hidrelétrica (expansão da usina de Santo Antonio, no rio Madeira, Rondônia).

Para o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o total de empreendimentos habilitados deverá ser suficiente para atender plenamente a demanda das distribuidoras.

“A fonte eólica deve ser mais uma vez o destaque nesse leilão, não apenas pelo grande volume de usinas habilitadas, mas pelo fato dessa fonte ter se mostrado muito competitiva nos leilões”, avaliou Tolmasquim. Ele também prevê a contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, já que as mesmas não vão competir com as usinas eólicas.

As usinas eólicas estão principalmente concentradas nos Estados da Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul.

A lista completa dos estados, empreendimentos e quantidade estão no site da EPE (Leia aqui)

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *