ABRAPCH realiza Workshop em parceria com o BRDE e fomentam a importância das PCHs para o setor energ

IMG_0367

Ivo Pugnaloni, Presidente da ABRAPCH

A segunda edição do workshop “Linhas de Financiamento e Engenharia Financeira para PCHs e CGHs”, que acontece hoje  em Florianópolis, teve a abertura realizada pelo Presidente da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas – ABRAPCH, Ivo Pugnaloni, pelo Vice-Presidente do Conselho da ABRAPCH, Valmor Alves, e com pronunciamentos do Diretor Presidente do BRDE, Neuto de Conto, e do Superintendente do BRDE, Nelson Ronnie dos Santos. Segundo o Presidente da ABRAPCH, o setor de energias renováveis, em especial PCHs e CGHs, vem sofrendo dificuldades devido à concorrência instalada pela indústria de combustíveis fósseis, fator que reforça a necessidade de incentivo à produção de energia através de fontes renováveis e não poluentes ao meio ambiente. “Mais do que apresentar uma alternativa para viabilizar os investimentos no setor, a parceria da ABRAPCH com o BRDE almeja estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva, já que em Santa Catarina existem talvez muitas pequenas hidrelétricas desativadas, que agora se tornam novamente viáveis em razão dos altos custos da energia”, ressalta Ivo Pugnaloni.

O Superintendente do BRDE, Nelson Ronnie dos Santos, durante a solenidade afirmou que há um grande interesse do banco neste segmento, e nos últimos 10 anos tem incrementado inúmeras contratações de geração hídrica com PCHs e CGHs. “Neste encontro realizado pela parceria do BRDE com a ABRAPCH, esperamos a aproximação entre o BRDE e o público investidor, assim como tomar conhecimento das percepções de cada parte sobre o que é necessário para conceder crédito e o que é preciso que o empreendedor faça. Dessa forma podemos evoluir cada dia mais e tirar todos os projetos do papel”, completa o superintendente do BRDE.

 

IMG_0437

João de Nadal, Diretor de Desenvolvimento Econômico do SC+Energia

 

Durante a abertura do evento, Norimar Fracasso, Presidente da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina – APESC  parabenizou a atuação do BRDE e de seus colaboradores no desempenho e eficácia no tratamento dos assuntos relacionados às pequenas centrais hidrelétricas.

Para João de Nadal, Diretor de Desenvolvimento Econômico de SC, é fundamental para o desenvolvimento do segmento energético e do programa SC+Energia o apoio de Associações do setor, em especial a ABRAPCH, esse fator colabora para os já 10 mil MW de energia inscrita no programa, em apenas sete meses, entre fontes hidráulicas, eólicas e biomassa. “Além disso, o BRDE também é braço importantíssimo no trabalho do SC+Energia pela sua expertise de longos anos tratando sobre financiamentos desde parques eólicos, até empreendimentos hidráulicos, especialmente PCHs e CGHs, e isso tem nos auxiliados a colher bons resultados para o estado e para a sociedade”, completa Nadal.

 

 

IMG_0350

Nelson Ronnie dos Santos, Superintendente do BRDE

 

 

IMG_0363

Neuto de Conto, Diretor Presidente do BRDE

 

 

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *